global.stay-tuned

Clube de Desbravadores

Quem são os Desbravadores?

Clube de Desbravadores

Quem São?

 

Clube de Desbravadores é um programa voltado para juvenis e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião, que tem como objetivo oferecer atividades e projetos que auxiliem no desenvolvimento físico, mental e espiritual de cada criança. As reuniões semanais e diversas atividades ao ar livre buscam desenvolver e estimular os talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza nos desbravadores.

O Clube de Desbravadores foi oficializado como departamento da IASD em 1950, nos Estados Unidos, e desde então vem crescendo em todo o mundo. Hoje, está presente em 160 países, possui mais de 2 milhões de membros e quase 90 mil clubes. No Brasil, são mais de 6.500 clubes e 155 mil desbravadores.

Desenvolvimento Físico

Dentre as atividades realizadas, grande parte são feitas ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas, cavernas, etc. Nessas atividades os desbravadores também aprendem a cozinhar ao ar livre, conhecem diversos tipos de fogueiras e como acendê-las sem fósforo, pionerismo (nós e amarras), demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais.

 

Desenvolvimento Mental e Social
 

Além das atividades recreativas, também são realizados projetos que visam auxiliar e atender as necessidades da comunidade, como arrecadação e doação de roupas e alimentos para pessoas carentes, campanhas de combate ao fumo, álcool e drogas, visita a asilos e orfanatos, entre outros.

Para auxiliar no desenvolvimento mental e desenvolver o hábito e o gosto pelos estudos, foi desenvolvido um programa de atividades detalhado e organizado pela faixa etária dos desbravadores: as classes e especialidades.

O programa das Classes compreende a grande "escola" do Clube de Desbravadores. As classes foram elaboradas de forma a desenvolver habilidades, talentos, aptidões e percepções diversas nos desbravadores, de acordo com a sua idade.

 

Saiba mais sobre as Classes e os requisitos de cada uma


Quanto às especialidades, são mais de 450 divididas por categorias como Estudo da Natureza, Recreação, Atividades Domésticas, Atividades Profissionais, Ciência e Saúde, Tecnologia, entre outras. Cada especialidade tem como objetivo oferecer ao desbravador um incentivo para aprender ainda mais sobre aquele assunto, oferecendo uma base para que ele inicie uma pesquisa mais vasta por conta própria, com a unidade, ou com ajuda do conselheiro.

Saiba mais sobre as especialidade dos desbravadores

 

Desenvolvimento Espiritual

O desenvolvimento espiritual se dá pelo estímulo a leitura da Bíblia, através do Ano Bíblico com a unidade, e de leituras adicionais como requisitos das Classes Regulares. Durante as reuniões realizamos também uma Classe Bíblica, onde os desbravadores possuem um guia de estudos que auxiliam no entendimento das lições bíblicas.