menu.about

about.history

about.history

HISTÓRICO DO COLÉGIO ADVENTISTA DE PRAIA GRANDE

A UNIÃO CENTRAL BRASILEIRA DA IASD, era proprietária de um imóvel situado na Avenida Jorge Hagge, 335, no Bairro da Aviação, em Praia Grande. Tratava-se de um imóvel usado pela administração da instituição para atividades de férias e veraneio.

O Professor Fernando Furtado, diretor do Colégio Adventista de Santos no ano de 2012, foi questionado sobre a possibilidade de abertura de uma unidade na cidade de Praia Grande, pois muitos alunos se deslocavam de Praia Grande para estudar na unidade de Santos.

Foram então informados sobre a existência do imóvel acima mencionado. Ao conhecer o imóvel perceberam tratar-se local espaçoso e adequado para a futura instalação de uma unidade de ensino.

O Professor Fernando Furtado foi transferido para outra unidade escolar e assumiu o seu lugar o Professor Heber de Oliveira que prontamente deu andamento ao processo de implantação de uma unidade do Colégio Adventista em Praia Grande.

A Mantenedora da época era a Associação Paulistana, com sede no Broolkin e o responsável pelos Colégios Adventistas desta região era o Professor Lourisnei Fortes dos Reis.

O Professor Lourisnei juntamente com o Tesoureiro da Associação Paulistana, Rubens de Benedicto, informaram a UCB sobre a necessidade de uma unidade escolar em Praia Grande e o interesse na propriedade escolhida.

A UCB apoiou a intenção e fez a doação da propriedade para que os devidos acertos fossem feitos.

Ao concluírem os devidos acertos foram informados que a propriedade se encontrava em área de loteamento não autorizada para funcionamento de comércio e serviços.

Neste momento o Prof. Heber foi orientado a solicitar mudança nos regulamentos de zoneamento da cidade a fim de ser autorizada a construção de uma unidade escolar neste endereço.

O Prof. Heber teve o auxílio do Sr. Azolim, juntamente com o Vereador Rômulo Brasil, que como Vereador na cidade de Praia Grande, apresentou projeto junto ao Prefeito de Praia Grande para mudança no zoneamento.

O projeto foi aprovado e as obras se iniciaram no ano de 2013. Iniciaram também as primeiras propagandas e divulgação. Neste mesmo ano deram entrada ao pedido de autorização de funcionamento junto a Diretoria de Ensino de São Vicente. Neste momento a devida autorização não foi concedida porque a construção ainda estava no início. Como não seria possível a conclusão da construção até o final do ano de 2013, adiaram o início das atividades para o próximo ano.

No mês de setembro a Professora Rosana Cristina de Almeida Leme foi nomeada diretora do Colégio Adventista de Praia Grande que já estava em período de conclusão da construção.

A Profa. Rosana deu entrada no pedido de autorização de funcionamento. No dia 26 de outubro de 2014 foi inaugurado o Colégio Adventista de Praia Grande com uma linda festa que teve a participação de todos os líderes envolvidos na concretização deste ideal tão importante, que é a fundação de mais uma unidade escolar do Sistema Adventista de Ensino.

Após a inauguração, o Colégio teve um período de espera pela documentação da Diretoria de Ensino, mas muitas famílias da cidade já ficaram sabendo da inauguração do Colégio e o visitavam com o desejo sincero de trazer seus filhos para estudarem na unidade.

Com as devidas orientações do Departamento de Educação e Engenharia da Mantenedora e grande ajuda do Vereador Rômulo Brasil, todos os documentos necessários para obter o Alvará de Localização e Funcionamento e Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros foram devidamente providenciados.

No dia 09 de dezembro de 2014, saiu a publicação com a devida autorização de localização e funcionamento e oficialmente as matrículas foram abertas para o primeiro ano de funcionamento do Colégio Adventista de Praia Grande.

Iniciamos as atividades no dia 01 de fevereiro de 2015 com 198 alunos devidamente matriculados. Neste mesmo ano foram adquiridos dois imóveis vizinhos ao Colégio com intenção de ampliação das dependências pois a procura por matrículas continuou acontecendo. Terminaram o ano com 235 alunos matriculados.

Nova área foi adquirida ao lado esquerdo do Colégio, na Rua Antonio Severiano e foram construídas mais quatro salas de aula, dois banheiros e aumento da área do pátio.

Mais três imóveis foram adquiridos no entorno do Colégio.

Iniciaram o ano de 2016 com 410 alunos devidamente matriculados, já utilizando as novas dependências que foram devidamente supervisionadas e autorizadas a funcionar pela Diretoria de Ensino de São Vicente. A publicação no Diário Oficial ocorreu no dia de maio de 2016. O Colégio encerrou o ano de 2016 com 438 alunos matriculados.

Mais uma casa foi adquirida na Rua Antonio Severiano e mais sete salas de aula foram construídas, sendo cinco salas de aulas e duas salas administrativas e também aumento da área de pátio e para mais um portão de entrada e saída de alunos.

O Colégio iniciou o ano de 2017 com 663 alunos matriculados e no dia 18 de março de 2017 foi publicada a autorização para funcionamento da extensão para uso das novas dependências do Colégio.